sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Mario Grandi

Buongiorno, amici miei!

Chego hoje com a apresentação dessa compacta porém robusta maravilha, "fatto a mano in Italia" pelo grande Aldo Pierluigi - e família - sendo a linha Mario Grandi uma sub-categoria da grande marca Mastro Beraldi.
Sim, por encreça que parível, os engenhosos e geométricos cachimbos Mario Grandi são considerados "seconds" (de segunda linha) da Mastro Beraldi, por apresentarem sutilíssimos (muitas vezes imperceptíveis) deslizes de fabricação. Sendo assim, por um valor acessível, podemos adquirir cachimbos de excelente material, pegada, fumada, enfim...podemos gozar de todas as vantagens de qualquer cachimbo high-end europeu.
O cachimbo abaixo é um poker, que embora seja um modelo já catalogado, ja possui os traços de um Mario Grandi, que às vezes precisamos de acostumar com o estilo para apreciar por serem pouco convencionais. 

Seguem dimensões, conforme colocadas pelo vendedor:


DIMENSIONS : 1 INCH = 2,54CM
LENGTH 5.51 INCHES           
LUNGHEZZA: 14CM                       
BOWL WIDTH 1.57 INCHES          
DIAMETRO FORNELLO: 4CM
BOWL HEIGHT 2.16 INCHES         
ALTEZZA FORNELLO:  5,5CM                
BOWL CHAMBER DIAM. 20mm 








2 comentários:

  1. Tem uma cara roots pra caramba em? É impressão minha ou o fornilho é a mesma madeira da base e do canudinho (pode jogar pedra)?

    Se for, fica muito bonito mesmo por parecer que é uma peça única com estilos diferentes trabalhados na mesma madeira.

    Hehehe, não estou querendo pagar de sabido não, foi só a impressão que eu tive.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo e quem sabe futuro confrade Ruither,

    Suas análises estão corretas e não carecem qualquer tipo de punição por apedrejamento. Não só a lateral do fornilho e o fundo foram feitos de um mesmo bloco de briar (madeira mais apropriada para a manufatura de cachimbos, encontrada entre a raiz e o caule da árvore), como também a haste. A única peça removível e a piteira. O "pipe carver" quis colocar dois trabalhos diferentes na madeira, sendo que na porção superior do fornilho ele fez um jateamento de areia e qualquer outra técnica que o deixasse com aparência bem rude (talvez lembrando até uma casca de árvore) e o fundo do fornilho e a haste ele deixou bem liso e polido para ressaltar os belos veios da madeira que a gente chama de "gains". Nesse caso provavelmente "straight grain" ou talvez "crossed grain".
    Obrigado por comentar e dar uma movimentadinha no blog.

    Abraço!

    ResponderExcluir